September 14, 2012

PASSO A PASSO

Essa é de uma série de aberturas que estou fazendo para a Positivo. Há muito tempo eu venho tentando padronizar os meus procedimentos de produção, para tentar resolver mais rapidamente as ilustrações e sofrer menos com o processo. Ainda não consegui chegar a uma conclusão, mas estou gostando do que tenho aprendido e acho que o resultado tem melhorado muito ao longo do tempo.

Eu começei com um esboço, a partir de um briefing simples enviado pelo cliente: "alunos em uma biblioteca, apresentando cartaz sobre camelo, relógio com algarismos romanos e um mapa com orientações".


Depois que a ideia está aprovada, eu faço um clean na linha. Essa é uma etapa que tenho tentado mudar, mas ainda estou agarrada nela. Quero muito descobrir uma maneira de deixar a ilustração mais solta. Dessa vez tenho tentado um novo recurso que sempre ignorei no Photoshop, que é a Tools Preset. Fiz uma porção de pincéis com variações de Opacity e Flow já configurados, que dão um resultado menos duro. Além disso tenho tentado relaxar um pouco na maneira de riscar, não me importando tanto com a "perfeição" da linha. Putz! Não é fácil pra mim =P


O que eu acho que facilita nesse processo de demarcar a linha é eu poder "blocar" o personagem e os demais elementos com uma cor de fundo mais rapidamente. Faço uma seleção na área fechada e pronto. Depois eu posso proteger a camada para pintar só dentro dessa seleção.


Aqui é um processo novo para mim. Vi um vídeo do Bobby Chiu em que ele fazia uma ilustração para uma capa de alguma revista. Ele começava com um esboço bem pequenininho, e criava os contrastes em p&b sem se apegar tanto a forma final. Depois ele vinha com uma camada com o blending em "color" e definia as cores da imagem, sem inteferir na camada de baixo com os tons.


Aqui eu voltei para a camada de tons, e usando tons de cinza, eu fiz algumas correções de luz. Não me preocupei com os personagens porque já pretendia fazer uma colorização mais padrão, para agilizar um pouco a finalização.


Aqui eu dei um "hide" nos personagens para detalhar melhor o cenário de fundo. Fiz desse jeito para caso eu precise fazer alguma alteração de reposicionamento de personagem, daí eu não preciso remendar o cenário que estaria escondido pelo personagem. Dá um pouco mais de trabalho, mas valeu pela experiência.


E muitas horas depois...



Pronto! Agora só faltam mais três... =P

No comments: