December 6, 2012

CONHECIMENTO


Didático! =D

SINALIZAÇÃO


Tá certo que algumas placas não ajudam, mas se fosse só por isso, seria menos mal. O trânsito está insuportável!!! Desabafo, hehe. Essa também foi para a Editora Educacional. Gosto dessa complexidade simples e colorida.

O REI E A ROSA


Família SEBRAE


Outros personagens um pouco diferente do que costumo fazer. Cores mais chapadas e um outro esquema de proporção. Foi para a agência de um amigo, para o Sebrae.

Didático

Essa também foi para a Editora Educacional. Pude fazer os personagens com mais liberdade, o que acho ótimo! (e costuma ficar bem melhor!) Achei essa ilustração super divertida nesse esquema de balões, cores, e quadros.

Didático


Págin dupla. No meio ficava uma canção. Gosto muito de dar destaque para os personagens.

November 25, 2012

Didáticos

Mais uma leva de ilustrações que fiz para livros didáticos da Editora Moderna, Editora Dimensão e Editora Educacional.






November 18, 2012

Editora Educacional



Essas também são antigas. Foi um dos poucos trabalhos que fiz aqui para Belo Horizonte. Engraçado como eu trabalho mais a distância, para outras cidades, do que pra cá. Porque $erá? =/
E esse foi um trabalho que gostei muito de fazer. Apesar de corrido, soltei consegui ser bem criativo.

ESTUDO


RABISCO



Testando um novo pincel que fiz no Photoshop e o uso do Tools Preset para agilizar a configuração do flow e opacity (que muda absurdamente o resultado).

November 17, 2012

ANTES E DEPOIS

Aberturas que estou fazendo para livro didático. Mandei um estudo de cor antes da ilustração finalizada para o cliente sentir a proposta (depois de aprovado o esboço). Faço esse  estudo relativamente rápido, enquanto que a finalização leva horas. Gosto de ver o antes e depois da imagem, uma melhora considerável na minha opinião - só não sei se precisava tanto, principalmente pelo tempo que gasto, fico exausto! Mas tenho gostado do resultado final.





REFERÊNCIAS

Tenho tido umas idéias que acho que poderiam ficar bem em tirinhas. Como não sei desenhar pra isso, vou tentar reproduzir alguns artistas que admiro tanto pelo traço, quanto pelo timing e humor. Quem sabe eu não aprendo alguma coisa assim.

Segue os links do pessoal fera que pretendo me inspirar no trabalho:

Alves
http://quilombomoderno.blogspot.com.br/

Jean Galvão
http://jeangalvao.blogspot.com.br/

Duke
http://dukechargista.com.br/

Larte
http://www.laerte.com.br/

Adão
http://adao.blog.uol.com.br/

Angeli
http://www2.uol.com.br/angeli/


November 5, 2012

MÃOS DE DESENHO!


ESTUDO


Esse aqui eu fiz copiando um outro ilustrador para tentar entender melhor principalmente o processo de colorização. Como eu disse, eu arranco uns cabelos para fazer as minhas ilustrações, e pensei que copiando de alguns artistas que admiro o trabalho pudesse acender uma luz pra mim.
(Como eu fiz esse a um tempinho atrás, não lembro quem foi o copiado. Depois tento atualizar aqui.)

PRESTÍGIO


Esse é o verdadeiro prestígio! =D

RABISCO


Não posso dizer que é caricatura porque nunca fica parecido. Mas é um desenho inspirado, hehehe.
Ficou divertido!

PRESIDENTE


Mais didáticos. Esse foi para a Moderna.
Fiz primeiro só o quadro de cima, e um ano depois pediram um ajuste para o PNLD. Como a produção é muito dinâmica (para não dizer corrida!) os personagens são criados no calor do momento, e eu precisei fazer novamente essa secretária no quadro de baixo. 
Bom, é praticamente o mesmo desenho =D mas tive que redescobrir todo o passo-a-passo (pincéis, texturas e degradês) para manter o mesmo padrão.
(Ah! Ajuste remunerado, claro!)

DIDÁTICOS


Mais uma que gostei do resultado final. Queria muito ver essas imagens no material impresso, até para poder ter outra impressão da ilustração e poder melhorar no que precisar ser melhorado.

UMA FAMILÍA


Esse era um projeto muito interessante, e extremamente GRANDE. Fiz um teste de personagens para a editora e tentei projetar o planejamento de toda a execução. Até pensei em usar um banco de dados de poses e rostos que pudesse agilizar a execução das ilustrações, mas como era uma quantidade imensa de imagens, eu faço tudo sozinho e o prazo era curto (além dos outros mil projetos em paralelo), não deu pra fechar o projeto.

3 PORQUINHOS




Feito para a Editora Saraiva.

DIDÁTICOS


Bom, apesar de ter feito uma reformulação do meu portifólio-site, ainda achei que ele não está em sua melhor forma. Além disso, muita coisa que eu ilustro que gosto bastante fica de fora. Como consegui recuperar os dados do HD (u-huuu!) que tinha pifado, fiquei empolgado para colocar aqui no blog algumas dessas ilustrações que ficaram guardadas em meus arquivos.

November 4, 2012

O ESPELHO


Ilustração para ficar ao redor de um poeminha do Sérgio Meuer. Para a editora Positivo, em formatão de 60cmx44cm. O traço inicial do menino era  o palhaçinho dos primeiros posts, mas assim também ficou muito bom! Mais fofucho, como eles queriam.

REVISTA BB


Mais uma antiga. Essa foi para a agência Selulloid, do Rio, para a Revista BB de circulação interna. Era um causo de um funcionário que achou um gato e criou um estardalhaço. Mais uma vez eu fui testar outro estilo de personagem. Gostei do resultado. Só achei uma pena esse formato espichado. Nunca consigo colocar em nenhum portifólio =P

TCHÊ!




Bá! Vamos vestir o gaúcho, tchê?!
Essa foi para a Moderna. Cada peça de roupa vinha serparada para os alunos recortarem e vestirem o homem. Bom, tinha gostado mais do esboço inicial, mas o pessoal preferiu algo menos estilizado, que não é tanto a minha praia.

MERCANTIL


Essa foi para um AD do Banco Mercantil através da agência Lápis Raro aqui de Belo Horizonte. Gostei do personagem (apesar de achar - de novo - que o esboço estava mais vibrante!) mas achei que os itens ficaram meio fora de sintonia com o resto do traço. E talvez eu podia ter feito o balão de pensamento com aquelas curvinhas padrão.

November 2, 2012

MAIS ABERTURAS


Mais uma série de aberturas que estou fazendo para a Editora Positivo.
Gosto muito de elaborar os esboços, mas sofro um bocado para finalizar. Tem uma energia no traço solto que se perde quando a linha tem que ficar bem definida. Ainda estou buscando um jeito de ficar em paz com o processo do começo ao fim.
De qualquer forma, estou me divertindo com a "cara" dos personagens e dos animais!

September 14, 2012

PASSO A PASSO

Essa é de uma série de aberturas que estou fazendo para a Positivo. Há muito tempo eu venho tentando padronizar os meus procedimentos de produção, para tentar resolver mais rapidamente as ilustrações e sofrer menos com o processo. Ainda não consegui chegar a uma conclusão, mas estou gostando do que tenho aprendido e acho que o resultado tem melhorado muito ao longo do tempo.

Eu começei com um esboço, a partir de um briefing simples enviado pelo cliente: "alunos em uma biblioteca, apresentando cartaz sobre camelo, relógio com algarismos romanos e um mapa com orientações".


Depois que a ideia está aprovada, eu faço um clean na linha. Essa é uma etapa que tenho tentado mudar, mas ainda estou agarrada nela. Quero muito descobrir uma maneira de deixar a ilustração mais solta. Dessa vez tenho tentado um novo recurso que sempre ignorei no Photoshop, que é a Tools Preset. Fiz uma porção de pincéis com variações de Opacity e Flow já configurados, que dão um resultado menos duro. Além disso tenho tentado relaxar um pouco na maneira de riscar, não me importando tanto com a "perfeição" da linha. Putz! Não é fácil pra mim =P


O que eu acho que facilita nesse processo de demarcar a linha é eu poder "blocar" o personagem e os demais elementos com uma cor de fundo mais rapidamente. Faço uma seleção na área fechada e pronto. Depois eu posso proteger a camada para pintar só dentro dessa seleção.


Aqui é um processo novo para mim. Vi um vídeo do Bobby Chiu em que ele fazia uma ilustração para uma capa de alguma revista. Ele começava com um esboço bem pequenininho, e criava os contrastes em p&b sem se apegar tanto a forma final. Depois ele vinha com uma camada com o blending em "color" e definia as cores da imagem, sem inteferir na camada de baixo com os tons.


Aqui eu voltei para a camada de tons, e usando tons de cinza, eu fiz algumas correções de luz. Não me preocupei com os personagens porque já pretendia fazer uma colorização mais padrão, para agilizar um pouco a finalização.


Aqui eu dei um "hide" nos personagens para detalhar melhor o cenário de fundo. Fiz desse jeito para caso eu precise fazer alguma alteração de reposicionamento de personagem, daí eu não preciso remendar o cenário que estaria escondido pelo personagem. Dá um pouco mais de trabalho, mas valeu pela experiência.


E muitas horas depois...



Pronto! Agora só faltam mais três... =P